Comando Regional do Norte - Corpo Nacional de Intervenção Civil

Paredes, 4580 ,Portugal
Comando Regional do Norte - Corpo Nacional de Intervenção Civil Comando Regional do Norte - Corpo Nacional de Intervenção Civil is one of the popular Non-Profit Organization located in ,Paredes listed under Non-profit organization in Paredes ,

Contact Details & Working Hours

More about Comando Regional do Norte - Corpo Nacional de Intervenção Civil

O que é o Corpo Nacional de Intervenção Civil?
O Corpo Nacional de Intervenção Civil é uma Associação Humanitária, sem fins lucrativos, de Protecção Civil fundada em 30 de Abril de 2008.
O que é a Protecção Civil?
A definição da actividade de Protecção Civil encontra-se estabelecida na Lei número 27/2006 de 3 de Julho, que aprova a lei de Bases da Protecção Civil.
De acordo com esta legislação é considerada actividade de protecção civil “(…) a actividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com a finalidade de prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.”
Esta actividade assume um carácter permanente, multidisciplinar e plurissectorial. Aos órgãos e departamentos da Administração Pública cabe a promoção das condições indispensáveis à execução desta actividade, de forma descentralizada, sem prejuízo do apoio mútuo entre organismos e entidades do mesmo nível ou proveniente de níveis superiores.
Quais são os objectivos do C. N. I. C.?
São objectivos do C. N. I. C.:
a. Desenvolver actividades de Protecção Civil
b. Organizar e promover eventos de sensibilização pública para temáticas do domínio da Protecção Civil;
c. Criar, operar e gerir, equipas de intervenção consideradas úteis no auxílio a populações em situações de Protecção Civil;
d. Promover as condições para a realização de estudos, nos domínios considerados necessários, a fim de permitir a compilação dos conteúdos técnico - científicos que visem a progressiva e adequada capacitação do C. N. I. C.
e. Criar condições para, através dos métodos considerados adequados, divulgar os resultados dos estudos realizados;
f. Promover o relacionamento institucional, com organizações do domínio da Protecção Civil, afim permitir o intercâmbio técnico entre o C. N. I. C. e essas organizações;
g. Demonstrar disponibilidade de colaboração com Órgãos, Serviços e Agentes de Protecção Civil;
h. Desenvolver esforços que permitam orientar a sua actividade com base num contexto de Portugal inserido numa cultura de Identidade Europeia;
Como se elegem os corpos sociais do CNIC?
Os titulares dos cargos da Assembleia – Geral e do Conselho Fiscal são eleitos em Assembleia – Geral.
O Presidente do Conselho de Direcção é eleito em Assembleia – Geral de entre o (s) associado (s) propostos pelo Conselho Nacional
Qual o significado do logótipo do CNIC?
O logótipo do C. N. I. C., é constituído por uma rosa-dos-ventos, de sete centímetros de lado, representando a esperança de que a sua acção atinja todos os quadrantes, sobreposta a um triângulo equilátero, também de sete centímetros de lado, alusivo ao símbolo internacional de Protecção Civil, pintado proporcionalmente a cinquenta por cento, no sentido vertical, com as cores verde e vermelho, representativas da Bandeira Nacional de Portugal. Os pontos colaterais sudoeste e sudeste assentam na base do triângulo. A existência de pontos no interior do triangulo e no seu exterior representa que a acção do C. N. I. C. é bidireccional porque a preparação das suas acções resulta das influências da evolução da sociedade.
Como colaborar com o CNIC?
A colaboração com o C. N. I. C. pode ser feita de duas formas. Contribuindo como sócio, através do pagamento de quotização, e como voluntário colaborando, dentro de áreas de interesse do voluntário, para o desenvolvimento das actividades da associação.
Quais as vantagens de pertencer ao CNIC?
Pertencer ao C: N.I. C. é um desafio! Desafio por contactar com outras organizações, por tomar contacto com assuntos como a protecção e socorro de pessoas e bens.
Apesar de desenvolver a sua actividade com base no voluntariado acreditamos que esta é uma actividade na qual é permitido dar respostas concretas ao bem-estar das populações.
Lidar em permanência com estes temas é tornarmo-nos sensíveis aos mesmos
Participar no desenvolvimento das actividades do C. N. I. C. permite também o desenvolvimento de competências e o enriquecimento curricular.
Como posso ser sócio do CNIC?
Para ser sócio do C. N. I. C. é essencial que tenhamos conhecimento dos nossos deveres e direitos.
Posteriormente poderá ser preenchida (de forma manuscrita ou informática) e proceder à impressão da ficha de sócio que, posteriormente, deverá ser envida para morada a ser indicada pelo C. N. I. C. .
Serão aceites fichas de sócio enviadas por correio electrónico desde que, posteriormente, seja recebida o doumento original.
Como posso ser voluntário do CNIC?
Depois se tornar sócio pode, também, tornar-se voluntario do C. N. I. C. . Para tal basta que a ficha de sócio expresse essa vontade, no espaço reservado para esse efeito. No momento em que o C. N. I. C. inicie a formação adequada será contactado para integrar um dos nossos serviços centrais e / ou descentralizados.
Esta formação destina-se dotar os voluntários do C. N. I. C. dos conhecimentos necessários ao desempenho das suas missões.
O Corpo Nacional de Intervenção Civil disponibiliza formação institucional básica, destinada a todos os voluntários que ingressem no corpo de voluntários, continua, destinada, igualmente a todos os voluntários e com o objectivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos inicialmente, e específica para o desempenho de missões não gerais
Quais as acções que o CNIC tem desempenhado?
O C. N. I. C. tem desenvolvido contactos, com diversas outras associações, com o objectivo de criar uma cadeia comum de cooperação. O objectivo desta cooperação é o de promover a integração do C: N. I. C., e das restantes organizações, numa corrente de partilha de conhecimento e cooperação nos domínios da planeamento, comunicações e formação e treino.
Quais os desafios actuais do CNIC?
O grande desafio do C. N. I. C. passa, neste momento, pela credibilização da sua capacidade interventiva através da constituição de um corpo de voluntários que permita sustentar a sua actividade.
Estas actividades baseiam-se em quatro grande pilares que são o planeamento, as comunicações e a formação e treino.

Map of Comando Regional do Norte - Corpo Nacional de Intervenção Civil